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PROJETOS

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Projetos e Eventos do CEEP AMEV

EQUIPE DE ALTO DESEMPENHO – EAD

Uma Equipe de Alto Desempenho formada e gerida por educandos dos 2º, 3º e 4º anos do Curso Técnico em Comércio sob a orientação e supervisão da articulação e dos professores do curso Técnico em Comércio. Sem fins lucrativos, seus membros não serão remunerados e os projetos realizados serão gratuitos com atendimentos e intervenções sociais, oportunizando aos estudantes a visão de empreendimento, administração, marketing, estratégias negócio, liderança e proatividade; entendo que a formação profissional do educando está vinculado á compreensão da teoria e práticas estudadas no decorrer do curso.



 AULAS DE CAPACITAÇÃO


 SELEÇÃO DA EQUIPE



BIODIGESTOR PORTÁTIL

RESUMO: Cada vez mais há preocupação em como destinar resíduos, até então chamados de lixo, no nosso planeta. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi o desenvolvimento de um biodigestor portátil anaeróbico para produção de biogás usando resíduos orgânicos domésticos como substrato, visando a preservação do meio ambiente com o uso de energia renovável. O biogás obtido da decomposição do lixo orgânico é formado por gases, tais como o
metano e o dióxido de carbono. Esse experimento verifica a possibilidade de utilizar o gás metano como alternativa para o funcionamento de um fogão doméstico para residências e restaurantes. A implantação de biodigestores para beneficiamento de biogás nas residências e restaurantes aproveitando os resíduos domésticos  poderia além de ser uma forma de minimizar os impactos ambientais diminuir custos com a utilização do gás derivado do petróleo.

INFORMATIZAÇÃO DA BIBLIOTECA

RESUMO: Este projeto visa proporcionar no aluno de forma  lúdica, atraente  e estimulante consolidar o conhecimento teórico e prático na área de informática. Os alunos do curso técnico em informática do CEEP AMEV desenvolverão um aplicativo para informatização da biblioteca, que resultará em um software de cadastro e empréstimos de livros.
  


BRAÇO MECÂNICO CONTROLADO POR MOVIMENTOS HUMANOS

RESUMO: Este projeto pretende proporcionar ao aluno o aprendizado sobre a construção física e o controle lógico de um braço robótico. Envolve conceitos relacionados à robótica, física, matemática aplicada, eletrônica e programação. Considerando que o sistema será formado por sensores, atuadores e um controlador.

FEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
RESUMO:

PROJETOS ESTRUTURANTES

RESUMO: Projetos Estruturantes

Os pro­jetos es­tru­tu­rantes cons­ti­tuem uma ca­te­goria com­posta por um con­junto de pro­jetos que, além de im­ple­men­tarem po­lí­ticas edu­ca­ci­o­nais, buscam a re­es­tru­tu­ração dos pro­cessos e gestão pe­da­gó­gicos, a di­ver­si­fi­cação e ino­vação das prá­ticas cur­ri­cu­lares e, como con­sequência e foco prin­cipal, a me­lhoria das apren­di­za­gens.





 Festival Anual da Canção Estudantil - Face



Criado em 2008, o Face é um pro­jeto que possui na­tu­reza edu­ca­tiva, ar­tís­tica e cul­tural e pro­move o de­sen­vol­vi­mento das di­versas ex­pres­sões da arte (li­te­rária e mu­sical) no cur­rí­culo es­colar, como ori­enta a Lei de Di­re­trizes e Bases (Lei 9394 de 20 de de­zembro de 1996) e, mais re­cen­te­mente, a Lei 11.769/2008 que ins­titui o en­sino de mú­sica nas es­colas.




O VENCEDOR

Tempos de Arte Literária - TAL
O Pro­jeto Tempos de Arte Li­te­rária (TAL), de na­tu­reza edu­ca­tiva, ar­tís­tico-li­te­rária e cul­tural, conta com a par­ti­ci­pação dos es­tu­dantes do 6º ano do En­sino Fun­da­mental ao


3º ano do En­sino Médio e equi­va­lentes (Edu­cação de Jo­vens e Adultos - EJA, En­sino Normal e Tec­no­ló­gico). Dentre os ob­je­tivos, des­tacam-se os se­guintes: es­ti­mular a pro­dução li­te­rária nos am­bi­entes es­co­lares e a va­lo­ri­zação das ma­ni­fes­ta­ções cul­tu­rais re­gi­o­nais; con­tri­buir para a for­mação da in­te­lec­tu­a­li­dade e es­pi­ri­tu­a­li­dade (ético e ar­tís­tico) e, com isso, abrir ca­mi­nhos li­te­rá­rios para a par­ti­ci­pação so­cial; com­pre­ender a arte li­te­rária como ob­jeto de am­pli­ação do co­nhe­ci­mento, do saber e de prazer es­té­tico; pro­mover um am­bi­ente edu­ca­ci­onal pra­ze­roso no qual a cul­tura, a arte li­te­rária e a edu­cação se ex­pressem em sin­tonia, con­tri­buindo para trans­formar os con­textos es­co­lares; es­ti­mular o gosto pela lei­tura e li­te­ra­tura, a arte de ler, de in­ter­pretar e de es­crever, res­pei­tando os dis­tintos gê­neros e es­tilos das dis­tintas es­colas li­te­rá­rias; cons­truir pontos de en­contro e rodas li­te­rá­rias nos am­bi­entes es­co­lares com vistas à con­so­li­dação do le­tra­mento; in­fluir sobre o mer­cado da arte li­te­rária, es­ti­mu­lando os novos cul­tores e pro­du­tores.



VENCEDORA


Produções de Vídeos Estudantis
O pro­jeto Pro­du­ções Vi­suais Es­tu­dantis (Prove), de na­tu­reza edu­ca­tiva, ar­tís­tica e cul­tural por meio da uti­li­zação dos re­cursos tec­no­ló­gicos (fil­magem com apa­re­lhos ce­lu­lares, câ­meras fo­to­grá­ficas ou fil­ma­doras). Com esse pro­jeto, pre­tende-se de­sen­volver o po­ten­cial edu­ca­tivo e ar­tís­tico, por meio da ex­pe­ri­ência fíl­mica, a cri­ação de ro­teiros e de ví­deos para a pro­dução, di­ver­si­fi­cação e so­ci­a­li­zação de sa­beres.

 

 Artes Visuais Estudantis - AVE


Criado em 2008, o AVE trata-se de um pro­jeto pi­o­neiro, de ca­ráter edu­ca­tivo, ar­tís­tico e cul­tural, con­ce­bido a partir de uma pers­pec­tiva abran­gente, pois en­volve os es­tu­dantes do 6º ano do En­sino Fun­da­mental ao 3º ano do En­sino Médio e equi­va­lentes (Edu­cação de Jo­vens e Adultos - EJA, En­sino Normal e Tec­no­ló­gico) da rede es­ta­dual de edu­cação da Bahia; assim como os pro­fes­sores de Língua Por­tu­guesa, Arte e dis­ci­plinas afins, os co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos, os di­re­tores das es­colas e das Di­re­to­rias Re­gi­o­nais de Edu­cação (Direc) e téc­nicos da Se­cre­taria de Edu­cação do Es­tado da Bahia, em um clima de ale­gria, par­ti­ci­pação e in­te­gração.

 

 






A VENCEDORA

Educação Patrimonial e Artística

O pro­jeto Edu­cação Pa­tri­mo­nial e Ar­tís­tica (EPA) pro­move o de­sen­vol­vi­mento de ações es­sen­ciais para o exer­cício do di­reito à cul­tura, para a de­fesa dos va­lores his­tó­ricos e ar­tís­ticos, com vistas à for­mação de uma nova men­ta­li­dade cul­tural e ao es­tí­mulo das prá­ticas cul­tu­rais de iden­ti­fi­cação, re­co­nhe­ci­mento e pre­ser­vação do pa­trimônio cul­tural baiano; con­tribui para avivar o de­bate sobre as ques­tões pa­tri­mo­niais e in­cre­mentar as prá­ticas cul­tu­rais no campo da his­tória, da arte, da ju­ven­tude e do pa­trimônio, com vistas à pre­ser­vação da me­mória cul­tural e à de­mo­cra­ti­zação dos sa­beres e dos es­paços his­tó­ricos, assim como à apro­pri­ação da his­tória e da cul­tura.

Jogos Estudantis da Rede Pública - Jerp

Os Jogos Es­tu­dantis da Rede Pú­blica (Jerp), or­ga­ni­zados pela Se­cre­taria da Edu­cação da Bahia, por meio de cada uma das 33 Di­re­to­rias Re­gi­o­nais de Edu­cação do Es­tado, envolvem, anu­al­mente, es­tu­dantes e pro­fes­sores de es­colas das redes pú­blicas es­ta­duais e mu­ni­ci­pais de quase todos os mu­ni­cí­pios bai­anos.










TECNOART

O projeto concebido dentro da área de linguagens é compreendido no sentido de promover a partir da leitura, a interpretação e a produção artística, pela expressão oral, escrita, corporal das construções elaboradas em grupos pelos alunos, num esforço para relacionar os saberes e práticas de ensino em Linguagens, na interação com as Ciências Humanas, que decorrem das experiências do cotidiano escolar e dos processos de ensino e aprendizagem. A escolha do tema de 2012 A ARTE EM JORGE: UM TEMPO AMADO, é resultante do momento histórico em que se comemora o centenário de Jorge Amado e das vivências pessoais e coletivas que impulsionaram os professores a buscar metodologias que promovam o gosto pela leitura, através de experiências que possibilitem o exercício da curiosidade e o incentivo à pesquisa, além de constituir um espaço para a discussão e o desenvolvimento do conhecimento, motivando os estudantes para uma reflexão crítica da produção amadiana.